sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PAPEL SOCIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

A Educação Física é uma das disciplinas bases no currículo escolar. Instituída nessa situação por comprovações que amparam essa real necessidade de cooperação no aprendizado educacional do cidadão Brasileiro. Essa intervenção deve-se ao fato de que todo ser precisa desenvolver suas capacidades físicas e psicos-sociais para melhor desempenho multifuncional no decorrer da vida.

A sociedade é formada por classes que configuram padrões diferenciados em determinadas situações; porém é consensual que todos os seres, independentes de classes, necessitam desenvolver suas atividades corporais para a sobrevivência ou até mesmo para uma determinada habilidade motora diferenciada como trabalho. Também desenvolve atributos importantes para melhor convívio social como: auto-estima, coragem, coletividade, companheirismo, determinação, disciplina e outros; O resultado desses atributos, quando assegurados na formação básica de um ser, é notável em todos os meios ao qual ele é inserido, logo podemos observar, “como exemplo” que geralmente, aquela criança que desenvolve uma habilidade motora acima da média é observada quase sempre sua determinação e auto-estima; dos quais são fatores essenciais ao bom desenvolvimento de um ser humano.

Não podemos deixar de comentar que a pratica de atividade física a pessoas adultas também desenvolve atributos importantes, ou seja, nunca é tarde para começar praticar qualquer uma atividade corporal.

A prática de atividade física estar cada dia mais sendo colocada como uma das principais ferramentas ao desenvolvimento de qualidade de vida, no qual está, engloba os aspectos sociais, psicológicos, físicos e espirituais. Mesmo um ser não prevalecendo de uma capacidade físico-motora “portadores de necessidades especiais” com padrões normais, esse poderá desenvolver outras capacidades extremamente importantes ao bom convívio social incluindo-o numa realidade aceitável.

Comprovamos que durante a nossa formação física, moral, psicológica e social somos resultados do meio ao qual estamos inseridos, e esse poderá ser desencadeado da melhor maneira possível; depende da nossa decisão de querer sempre o melhor diante da ética moral e social; e o melhor meio de desenvolvimento de manutenção e recuperação do real bem-estar é através da saúde social, sendo essa desenvolvida com práticas cotidianas saudáveis.

O principal objetivo da Educação Física atual é a inclusão através da consciência saudável, seja essa SAÚDE em todas suas áreas de atuações. Já a Inclusão social é um dos principais desafios da educação atual, visto que, para esse modelo de sociedade vista prosperidade associa-se a relevância financeira como sucesso; sendo esse o principal desafio da verdadeira educação, evidenciar conquista de valores morais como forma de inserção inclusiva social. Esse é o principal objetivo da Educação Física escolar.

POR PROF. ED. FÍSICA, CARLILE GOMES - Novacruzense

Faculdades MAGSUL - Ponta Porã.