domingo, 11 de setembro de 2011

WORLD TRADE CENTER: 10 anos da tragédia que abalou o mundo.

O Presidente Barack Obama e sua esposa, estiveram acompanhados do ex Presidente George W. Bush (o filho) e esposa na solenidade no “marco Zero”, onde fiavam as duas torres gêmeas que foram derrubas em atentado terrorista em 11 de Setembro. Outra solenidade aconteceu no Pentágono.

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, mesmo que a terra seja retirada debaixo de nossos pés, que as montanhas sejam levadas até o oceano", disse o presidente ao ler o Salmo 46 da Bíblia. "Deus está conosco. Sabemos que houve guerras, que há guerras, e sabemos que ainda sim Deus será sempre exaltado entre as nações."

Há exatos 10 anos, três aviões civis foram tomados por terroristas da AL- QAEDA, grupo radical islâmico comandado por Osama Bin Laden e usados como mísseis contra alvos importantes nos Estados Unidos: As duas torres do World Trade Center, que representavam a hegemonia econômica norteamericana no mundo; e o Pentágono, centro das decisões militares dos EUA. Os atentados mataram mais de 3 mil pessoas entre pessoas que estavam nos vôos tomados, terroristas suicidas, pessoas que estavam nas torres gêmeas e no Pentágono, além de militares e bombeiros.

Pela primeira vez, desde sua fundação, os Estados Unidos tinham seu território invadido por forças inimigas. Um atentado conjunto que, da forma que foi arquitetado e executado, alertaram para o mundo o nível de intelectualidade e de mobilização dos terroristas da Al-qaeda, e de seu líder Osama Bin Laden, outrora aliado e treinado pelos EUA, durante a guerra fria. Uma cria que se virou contra o criador.

Os atentados mesmo repudiados por quase todo o mundo, são resslatados como ações heróicas na guerra santa pelos Islâmicos radicais árabes especialmente no Irã, que até hoje atribuem como “teatro” a divulgação dos atentados pelos EUA.

(Matéria Claudio Lima)