quinta-feira, 2 de junho de 2011

FICA UERN – COMISSÃO INTENSIFICA AÇÕES EM BUSCA DO SONHADO CAMPUS UNIVERSITÁRIO

NUCLEO DA UERN DEVERÁ SE TORNAR CAMPUS EM NOVA CRUZ

ALUNOS DOS CURSOS DE DIRETO E DE COMPUTAÇÃO EM MOVIMENTO PRO UERN NO ANO PASSADO EM NOVA CRUZ

REUNIÃO DA COMISSÃO "FICA UERN" COM O REITOR MILTON MARQUES NO IFRN DE NOVA CRUZ EM SETEMBRO DE 2010.


A Comissão FICA UERN criada ano passado em decorrência do não anúncio, na época, por parte da UERN, da não abertura de vagas para o Curso de Direito para o seu núcleo em Nova Cruz, o que apontava também para um fechamento do próprio núcleo, intensifica suas ações em prol da implantação de um CAMPUS DA UERN em vez do núcleo na nossa cidade.

Para lembrar os fatos, esta comissão, formada por alunos dos cursos de Direito e de Ciências da Computação e de representantes da Sociedade Civil organizada da cidade, conseguiu reunir o Reitor Milton Marques e o atual Prefeito da Cidade, Flávio Azevedo, no ano passado, onde o poder Executivo comprometeu-se a cumprir com a parceria firmada com a UERN para manutenção do seu núcleo em Nova Cruz, que não vinha a contento. Isso fez o Reitor recolocar vagas para o Curso de Direito para Nova Cruz para o primeiro Semestre deste ano.

No entanto, o Reitor foi enfático em relatar que a solução definitiva para estes problemas seria a implantação de um CAMPUS na cidade. O Campus tem autonomia e recursos previstos e orçamento estadual, diferente de um núcleo que depende do cumprimento dos acordos e convênios firmados com o Poder Executivo da cidade. Além disso, em um núcleo, os cursos são rotativos a cada dois anos. Então mesmo que o núcleo estivesse funcionando a contento em Nova Cruz, o Curso de Direito não poderia continuar em Nova Cruz, face a esta rotatividade, afirmou o Reitor. Com o Campus implantado, não existe rotatividades. Os cursos são permanentes e definidos pela comunidade inserida neste Campus.

A comissão então começou a evidar esforços no sentido de mobilizar a classe política, independente de cores partidárias, para criarem uma rede de incentivo aos deputados estaduais que poderão votar e criar este campus em Nova Cruz, que hoje custaria recursos na ordem de 9 milhões de Reais pelo que previu o Reitor Milton Marques durante a reunião que ocorreu no IFRN com a Comissão antes de seu encontro com o Prefeito da cidade.

(Matéria Claudio Lima / Informações e fotos: COMISSÃO FICA UERN)