domingo, 8 de maio de 2011

Nadador potiguar desbanca Cielo na maior competição do país


Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com Globoesporte e terra Brasil

O nadador potiguar do Pinheiros de São Paulo Bruno Fratus, surpreendeu a todos ao desbancar o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo na prova dos 100m livre disputada neste sábado pelo troféu Maria Lenk. Bruno fez o melhor tempo tanto nas eliminatórias quanto na semi-final e quando realmente valia a medalha de ouro e o título de campeão nacional, ele conseguiu chegar na frente novamente.

Bruno não só venceu um dos melhores nadadores do mundo da prova, mas, também, estabeleceu uma marca muito expressiva que o coloca entre os 10 primeiros do mundo na temporada até agora. Com 48.72 Bruno faz a sua melhor marca pessoal na carreira e, ainda, conquistou o índice para o Mundial de Xangai por apenas dois centésimos.

Cielo terminou na segunda colocação com 49.03 e o atleta do São Caetano Marcos Macedo completou o pódio com 49.42. Após a vitória na prova dos 100 m livre, Bruno Fratus olhou para o placar. Viu que além de vencer Cesar Cielo no maior campeonato de natação do Brasil havia conquistado o índice para nadar o Mundial de Xangai que ocorre em julho.

"Fiquei um tempo sem saber o que fazer. Não entrava na minha cabeça. Eu queria muito ganhar, mas não esperava. Foi algo a mais. Foi ganhar de um ídolo. O Cesar é um dos maiores nadadores do mundo, se não for o melhor de todos os tempos. Nado ao lado de um ídolo. Para mim é uma honra e um estímulo", afirmou.

Não é a primeira vez que Fratus aparece. Ele surgiu para a natação internacional em 2008, aos 19 anos, quando obteve índice para nadar o Mundial de Roma nos 50 m livre. No Pan-Pacífico, em agosto de 2010, o atleta conseguiu um quarto lugar com o tempo de 21s93. Na sexta, ele repetiu a prata que havia conquistado no ano passado no Maria Lenk, ficando atrás de Cielo. Para Xangai, ele está classificado para as duas provas, 50 m e 100 m livres.

Com 21 anos (faz 22 em junho), Fratus não vê limites para o rendimento. O tempo de 48s72 nos 100 m, obtido na final deste sábado, foi o melhor da carreira. A meta é se preparar para já baixar o tempo no Mundial. "Se eu achar que não vou melhorar, é melhor eu nem ir", afirmou.