quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

BAIA FORMOSA II – Matéria do DN relata momentos de terror .


O Jornal Diário de Natal relatou como foram os momentos de terror vividos pela população de Baía formosa quando dois homens trocaram tiros com a polícia ferindo dois e matando um policial. Confira a matéria na íntegra:

“...O comerciante Carlúcio de Souza, 52, dono do bar onde houve o crime, conta que os dois suspeitos chegaram ao seu bar no final da manhã de ontem e pediram refrigerantes para beber. Enquanto tomavam os refrigerantes, os dois policiais chegaram ao local na viatura da cidade e resolveram fazer uma abordagem aos dois homens. "O policial mais jovem chegou perguntando de onde eles eram. Um, então, disse que era de Mamanguape. O PMs se aproximaram dos dois e esperaram que um deles mostrasse os documentos. O outro, então, sacou uma arma e começou a atirar".

Anderson Cantalice foi o primeiro atingido com tiros na cabeça. De acordo com Calúcio, o soldado Hacencleves ainda trocou tiros com os bandidos, sendo atingido no pescoço. "Não vi muito bem como aconteceu, pois quando começaram os tiros, fui para atrás da porta e só vi um dos soldados cair no chão".

Depois do tiroteio, os dois suspeitos fugiram do local na moto. A dona de casa Berenilda Porfilho Duarte, 32, conta que seu marido, Edvaldo, ainda foi atingido durante o tiroteio. "Eu estava na casa da minha mãe quando me disseram o que houve. Meu marido estava amolando uma faca na calçada de casa quando levou um tiro na perna". Os três feridos foram socorridos por populares para o HWG. Porém, o soldado Anderson morreu ainda na estrada que liga Baía Formosa à BR-101. As outras duas vítimas se recuperam bem dos ferimentos.

O crime chocou a cidade localizada no Litoral Sul do estado, que também está preocupada com a carência no policiamento. Após o crime, várias equipes da Polícia Militar, inclusive o Batalhão de Choque, da Delegacia Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) e Polícia Rodoviária Federal saíram em busca dos suspeitos. Segundo o coronel PM Francisco Reinaldo, comandante do policiamento do interior, a partir da placa fornecida por testemunhas, a polícia localizou o proprietário da moto usada pelos bandidos em Mamanguape (PB). Ele foi detido e interrogado sobre a localização dos envolvidos no tiroteio em Baía Formosa. O caso será investigado pela delegacia de Canguaretama. O policial morto era paraibano de João Pessoa.

População com medo

A população de Baía Formosa ficou atemorizada com o crime. A doméstica Maria do Carmo, 48, teme o fato de que há apenas dois policiais por dia trabalhando no município. "E esses dois baleados eram os melhores, que faziam a maior quantidade de prisões". Já a dona de casa Maria da Silva, 24, afirma que a segurança na cidade "está péssima, muitos assaltos têm acontecido por aqui". O motorista Marcos Camilo, 32, revela uma situação ainda mais grave.

"Aqui existe um monte de bocas de fumo. São mais bocas do que viciados para comprar nelas. E sofremos muito com assaltos. Somente aos Correios daqui, no ano passado, foram três". O aposentado Aparecido Martins, 71, também se queixa do efetivo policial na cidade. "Além dos soldados, só há um sargento, comandando o destacamento. E, muitas vezes, os que ficam de serviço trabalham muito devagar. A população daqui está desprotegida".

Fonte:DN