quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

NOVOS SENADORES TOMAM POSSE EM 1 DE FEVEREIRO

(Senador Garibaldi Alves Filho assumirá ministério e suplente assume na bancada)


A posse no dia 1º de fevereiro de 2011 dos 54 senadores eleitos irá marcar não apenas o início de uma nova legislatura, mas a renovação de quase a metade da bancada do Senado (45 por cento). Do total de senadores que serão empossados para um mandato de oito anos, apenas 17 conseguiram a reeleição.

Entre 37 novos eleitos, 34 estão chegando pela primeira vez ao Senado e apenas três já exerceram o mandato de senador em legislaturas passadas. São eles: Itamar Franco (PPS-MG), Roberto Requião (PMDB-PR) e João Alberto (PMDB-MA).

A 54ª legislatura será marcada também pela presença em sua bancada de três ex-presidentes da República. Além de Itamar Franco, eleito em outubro, já estão na casa, os senadores Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP), atual presidente do Senado.

A experiência no comando de governos estaduais é expressiva entre os senadores que tomam posse em fevereiro. Dezoito deles são ex-governadores de estado, a maioria do PMDB que conseguiu eleger 9 senadores com esse perfil.

A nova bancada que toma posse é em sua maioria masculina. São 46 senadores do sexo masculino e apenas 8 mulheres, três delas do PT. Entre as eleitas apenas uma já tem experiência no Senado, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) que conseguiu a reeleição.

Com os novos eleitos, a média de idade dos senadores cai de 61 para 58 anos. O senador Itamar Franco (PPS-MG), com 80 anos, é o mais velho eleito e o mais novo Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), de 38 anos. Entre as mulheres, a mais jovem é Gleisi Hoffmann (PT-PR), de 45 anos.

A BANCADA DO RIO GRANDE DO NORTE

Terá o Senador reeleito: José Agripino, álém de Garibaldi Alves (pai de Gari filho) em lugar de Rosalba Ciarline que se elegeu governadora do estado e Paulo Davin -PV ( no lugar de Garibaldi Filho) que foi nomeado ministro por Dilma. Com isso, Max Andrade de Nova Cruz alça ao lugar de primeiro Suplente de Senador.

Fonte: Jornal do Senado Federal.