sexta-feira, 15 de outubro de 2010

IFRN II – COMO O CEFET CHEGOU EM NOVA CRUZ.

(Placa Inaugurativa do CEFET hoje IFRN em Nova Cruz)

(Sociedade Civil presente à Inauguração do CEFET - aspecto do discurso do Pref. Cid)


Amigos, como Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal e do Prefeito Cid Arruda Câmara, a época, publiquei no Site da Prefeitura e no programa institucional da Prefeitura na Agreste FM e na Curimatau AM (que tinham matérias de minha responsabilidade) o seguinte:

Nova Cruz consegue uma grande vitória, graças a atuação do Prefeito Cid Arruda Câmara e de agentes públicos como a deputada Federal Fátima Bezerra, e da bancada federal do estado, dentre eles o deputado Fabio Faria, que foi a reinclusão do nome de Nova Cruz na listagem das cidades que receberão uma unidade do CEFET.

Inicialmente Nova Cruz esteve de fora da listagem, porém ao perceber que diante de uma possibilidade para a volta da inclusão do nome de Nova Cruz nesta mesma lista, a deputada Federal Fátima Bezerra (PT), entrou em contato com o Prefeito Cid Arruda Câmara onde informou que mediante a mobilização política que ele poderia propiciar, Nova Cruz poderia voltar a fazer parte da listagem das cidades atendidas com os CEFETs.

Cid Arruda Câmara inicialmente mobilizou a Câmara de Vereadores para que os edis redigissem um documento, um “manifesto de repúdio”, que foi solicitado através do requerimento do vereador Ricardo Melo, e votado pelos vereadores a unanimidade. De posse deste documento e de outros que manifestavam o sentimento de insatisfação da Sociedade Civil organizada de Nova Cruz em relação ao assunto.

Cid Arruda recebeu então um telefonema da Deputado Fátima Bezerra informando que havia marcado uma audiência com o ministro da Educação na época, junto com integrantes da bancada Federal potiguar, para tentar sensibilizar o ministro e sua equipe técnica a encontrar uma solução viável que permitisse que Nova Cruz recebesse seu CEFET.

A reunião aconteceu em Brasília e nela, foi encontrada a solução para Nova Cruz: O CEFET viria para Nova Cruz inicialmente como um Núcleo mantido pela Prefeitura Municipal, enquanto isto, a Prefeitura viabilizaria a doação do Terreno para a União para a construção do CAMPUS do Cefet que contariam com verbas destinadas pelos parlamentares, tendo inclusive Fátima Bezerra sido a primeira a destinar recursos neste sentido.

Com esta ação de mobilização do Prefeito Cid Arruda Câmara, da Câmara de Vereadores, da Sociedade Civil Organizada e de integrantes da Bancada Federal do estado, permitiram que, não somente Nova Cruz fosse reincluída na listagem das cidades beneficiadas com um CEFET como fosse a PRIMEIRA a receber o Centro de Ensino Tecnológico desta lista no Estado.

Agora a aflição transformou-se em alegria e em realidade, com sua inauguração, no último dia 05 de Dezembro de 2008, com as presenças do Prefeito Cid Arruda Câmara, da Deputada Federal Fátima Bezerra, do Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Prof. Getúlio Marques Ferreira, representando a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC/SETEC, e do Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, Belchior de Oliveira Rocha. Também participaram do evento a Primeira Dama do município, Valéria Maria Vieira Arruda Câmara, de vereadores, representantes da sociedade civil, estudantes e da população.

(Matéria publicada em Dezembro de 2008 Site da Prefeitura Municipal e Programas institucionais Agreste FM e Curimatau AM)
(Cláudio Lima)