Marcada com a presença em massa da população nova-cruzense e um contundente debate, foi realizada na Câmara Municipal de Nova Cruz, na manhã da sexta feira, 17 de novembro de 2023, a audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do RN, através do Núcleo de Estudos e Eventos, solicitada pelo mandato do deputado Luiz Eduardo e subscrita pelo deputado Adjuto Dias, acerca da recorrente falta de água no município que afeta principalmente a população mais carente de Nova Cruz. Deputados que atenderam às solicitações do professor Sidney Soares e subscritas pelos vereadores Marione Moreira e Gabriela Melo e apoiada por vários cidadãos nova-cruzenses, como Geraldo Junior, Dr Romildo Junior, Germano Targino, entre outros.
Além dos deputados, participaram dos debates, os vereadores: Gabriela Melo, Marione Moreira, Manga Rosa, Mateus Catolé e César de Augustinho, gerentes da CAERN, e Germano Targino e que contou ainda com a assistência de vários líderes comunitários, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Cruz, do Fórum Regional de Políticas Públicas, entre outros.
O fato extremamente negativo foi a ausência do prefeito Flávio de Beiroi e nem de participantes de sua gestão, apesar de terem sido convidados pela Assembleia Legislativa do RN, uma deselegância para com o poder legislativo estadual e um desrespeito com a população nova-cruzense.
A imprensa cobriu a audiência pública, através da Rádio Agreste FM, Nordeste TV Oficial, este blog (claudiolimanews.blogspot.com), Fran Emídio F6, Jacinto Filmagens, TV Assembleia, entre outros.
Um dos momentos tensos do debate ocorreu quando o representante da CAERN estava falando, expondo as versões da empresa do por que da falta de água por mais de 30 ou 40 dias na cidade e várias pessoas começaram a interceder, com falas de repúdio e desaprovação ao que estava sendo informado pelo técnico.
Outro ponto que chamou a atenção foi a fala de Germano Targino, que visivelmente indignado com a situação sofrida pela população e pela explanação minimizante do técnico da CAERN acerca do problema desabafou efusivamente: "estão cometendo uma injustiça social com a população de Nova Cruz", sendo bastante aplaudido pela população presente.
O deputado Luiz Eduardo afirmou que o Núcleo de Estudos e Eventos da Assembléia Legislativa vai produzir um documento técnico e jurídico acerca da problemática da falta de água, que incluirá os depoimentos colhidos na audiência e através de seu mandato, juntamente com o do deputado Adjuto Dias, cobrar com o apoio do Ministério Público, medidas emergenciais concretas para a solução imediata do problema, junto ao governo do estado.
Um dos sintomas provocados pela audiência pública foi a "correria" de funcionários da CAERN para realizar as manobras e liberar o precioso líquido, como flagrei na tarde desta sexta feira, logo após a audiência.
Saiba mais sobre a audiência pública em: