segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

NEO ENERGIA: Unidade Móvel presta serviço hoje, 30,em Nova Cruz

 

Os moradores de Nova Cruz tem acesso a até 30 tipos de serviços na Unidade Móvel de Atendimento da Neoenergia Cosern nesta segunda-feira (30). O veículo, adaptado para funcionar como uma agência móvel, está estacionado no centro da cidade das 09h às 16h.

Na Unidade Móvel, os cidadãos terão a oportunidade de negociar dívidas, solicitar desligamento do fornecimento de energia elétrica, modificar titularidade para cobrança da conta de luz, emitir segunda via de pagamento, entre outros serviços.

“Também vamos oferecer orientações sobre como pagar a fatura com cartão de crédito no site e como realizar pagamentos por PIX, além de parcelamentos que realizamos na própria unidade móvel”, explica Marcos Holanda gerente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern.

Serviços da Unidade Móvel

• Pedidos de novas ligações;

• Cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);

• Atualização de cadastro;

• Troca de titularidade;

• Religação;

• Desligamento definitivo;

• 2ª via de faturas;

• Cadastramento de fatura por e-mail;

• Pagamento de faturas com cartão de débito.

DUVIDAS:

 • WhatsApp para o número (84) 3215-6001 ou ligar para o 116.​

Tríduo a N. Senhora da Piedade: Começa hoje no bairro Frei Damião

 

A paróquia da Imaculada Conceição inicia nesta segunda feira, 30, o Tríduo em honra à Nossa Senhora da Piedade padroeira da comunidade do Frei Damião, com o tema: "Com Maria aos pés da Cruz, vivendo o dom da piedade".
A programação se inicia às seis e meia da noite com o terço e em seguida a solenidade de hasteamento da bandeira e celebração de missa de abertura. Após a missa quermesse e sorteio de brindes.
As festividades seguem até 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora da Piedade com a procissão e missa de encerramento.

sábado, 28 de janeiro de 2023

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Ielmo Marinho anuncia piso dos professores acima do índice do MEC e já em janeiro.

 

O município de Ielmo Marinho – Região Agreste do RN, com população de 13.766 habitantes anunciou nesta semana o pagamento do novo piso nacional do magistério já em janeiro de 14,95%.

Além de ter sido um dos primeiros municípios a anunciar a adesão ao aumento em 2023, ainda protagonizou pioneirismo ao incluir mais 2% de reajuste, portanto fechando 16,95%. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal e os pagamentos dos reajustes deverão começar no final deste mês, garantiu a prefeita Rossane Patriota, que atribuiu à gestão séria e o diálogo permanente com a categoria educacional, as condições que permitiram o avanço na educação.

Jornal da 103 - Curimataú FM.

 
Logo mais às 12h estarei mais uma vez participando do Jornal da 103 apresentado por Igor Fernandes, na mesa redonda junto com Germano Targino e convidados. Muitos assuntos sobre nossa cidade. Não percam.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

CENSO: Nova Cruz perde população. Gestão tenta correr atrás do prejuízo.

 
Na divulgação feita pelo IBGE dos resultados preliminares do CENSO 2022 no RN, para servir de base à aplicação em janeiro de 2023, dos coeficientes do FPM pelo governo federal, constatou-se que 27 municípios perderam habitantes em relação a 2021 e um deles foi Nova Cruz que passou dos 37.554 para 34.252 habitantes, portanto uma redução de 3.302 pessoas, o que resultaria na diminuição do seu coeficiente dos atuais 1.8 para 1.6 e consequente perda de recursos, algo em torno de 12 milhões de Reais em 2023.

Então a pergunta lógica a se fazer é: Quais os fatores que contribuíram para essa redução de população em Nova Cruz? Erro do IBGE? Falta de apoio da gestão? Falta de colaboração da população? Ou é  essa mesma a realidade do município?

Como ex-supervisor de recenseamento do IBGE consultei agentes que realizaram o Censo em 2022 e constatei que um somatório de fatores contribuíram para o resultado negativo em Nova Cruz: a negligência por parte da atual gestão no que se refere ao apoio ao trabalho de colhimento de dados da sua própria população; ser uma cidade que tem residências fronteiriças com outros municípios; a falta de colaboração também de parte da população que preferiu não receber os agentes do IBGE em suas residências; e ser um ano eleitoral.

Então vamos aos fatos constatados.

Todo Censo tem uma data “D” que nesse caso foi 23h e 59 min do dia 31 de julho de 2022 para basear o colhimento dos dados. Ou seja, tudo que ocorreu até esta data entra no Censo. Caso contrário só será recebido no censo posterior. Então se um cidadão está morando em duas casas, até a data “D”, uma em Nova Cruz e outra no Loteamento do “gringo” que está no limite com a  Paraíba, por exemplo, o cidadão deverá ser recenseado na que passa maior tempo. No entanto, pela falta de uma maior divulgação em mídia por parte da gestão municipal de Nova Cruz, pessoas podem ter sido recenseadas em Logradouro ou outro município fronteiriço, causando perdas a nossa cidade.

E essa falta de divulgação massiva por parte da gestão municipal de Nova Cruz sobre o trabalho do Censo: nas rádios, nas redes sociais e no próprio Diário Oficial do Município, fragilizou o trabalho quando dificultou o conhecimento da população acerca da pesquisa demográfica. Tanto que famílias podem não ter sido recenseadas por desconhecerem a importância do trabalho ou confundiram com pesquisas eleitorais, pois as censitárias foram realizadas durante uma campanha eleitoral, geral e acirrada.

É grave, se constatado que a atual gestão tenha negligenciado o apoio institucional ao Censo. Com certeza o prefeito deve ter sido procurado, neste sentido, pelo IBGE e pelos Supervisores do Recenseamento em Nova Cruz. É uma obrigação da gestão, apoiar o Censo, sob pena de responsabilizações futuras. Como ex-supervisor de Censo do IBGE e como radialista, não consegui perceber uma divulgação satisfatória por parte da gestão municipal sobre o Censo e esse fato me foi constatado também, por alguns agentes de recenseamento atuais.

Contudo, depois do “leite derramado”, como se diz no jargão popular, ou seja, depois que o trabalho de coleta de dados em campo por parte dos recenseadores terminou, inclusive com suas dispensas, a gestão municipal está conclamando a população a ligar para IBGE, 137, para dar suas informações, com divulgações desesperadas nas redes sociais e em carros de som nas ruas, dia e noite. Também está impondo aos agentes de saúde a realizarem esta coleta de dados – que não é a função prioritária do agente de saúde, para tentar reverter os números apresentados no Censo.

A atual e agonizante busca da gestão municipal pela parceria da população para que participe do Censo de forma atrasada, chancelam a meu ver a sua incompetência e total negligência a tão importante trabalho, que somado aos outros fatores citados, causaram infelizmente um resultado negativo, ou seja, a redução dos números da população, consecutivamente, a diminuição do coeficiente do FPM e a queda nos recursos municipais que, com certeza, impactará a vida dos nova-cruzenses mais carentes, que necessitam do apoio do poder público para sobreviverem. Este será um péssimo legado da atual gestão.

Mundo estarrecido com o genocídio dos Yanomami.

 

(Foto Folha de São Paulo)

Matéria Claudio Lima.

O mundo voltou seus olhos nos últimos dias para as notícias da situação de penúria em que vivem os povos yanomami, no Brasil. Analistas acusam o ex presidente Bolsonaro de ter sido no mínimo "omisso" e com isso ter contribuído ainda mais com a degradação dos indígenas. Grupos extremistas ligados ao ex-presidente tentam desviar o foco das atenções com notícias fake. Governo atual determina investigações rigorosas, punições e ações imediatas de ajuda aos yanomami.

Repercute negativamente no mundo, a notícia do estado de calamidade vivido pelo povo Yanomami no estado de Roraima. As principais redes de comunicação de jornais, TVs, e conglomerados internacionais nas redes sociais acusam o governo brasileiro do ex-presidente Jair Bolsonaro de ter sido no mínimo conivente com a situação de penúria vivida pelos indígenas brasileiros. 

Com o intuito de gerar confusão nas informações, terroristas internautas ligados ao “bolsonarismo” fazem circular notícias fake de que os índios yanomami são na verdade venezuelanos e não brasileiros, o que já foi desmentido pelas redes internacionais de notícias e pelo próprio governo brasileiro. “Tentam na verdade escamotear outro “genocídio” promovido ou ao menos permitido pelo governo extremista de Bolsonaro”, disse indignado o senador Randolfe Rodrigues (REDE) do Amapá. “No governo do ex-presidente Bolsonaro a situação piorou drasticamente: ele encorajou a abertura do território e incentivou a entrada de milhares de garimpeiros. Ele desmantelou o serviço de saúde indígena aplaudiu a expansão de garimpos em territórios indígenas e ignorou os apelos desesperados de organizações indígenas, da Survival e de muitos outros quando a escala da crise ficou clara.” Concluiu o senador.

Vejam esse vídeo abaixo. Nele, políticos bolsonaristas comemoram o que eles chamam de “erradicação” do PT em Roraima.

Então se eles “mandam” no estado, por que não fizeram nada para evitar o genocídio dos yanomami em Roraima? Ou foram conviventes? Provaram as suas incompetências?

INVESTIGAÇÕES

O Ministro da Justiça Flávio Dino, a pedido do presidente Lula, acionou a Polícia Federal e determinou abertura de inquérito de “genocício dos yanomami”. As investigações já se iniciaram e deverão também apurar conduta inadimplente do governo de Bolsonaro, ação dos garimpeiros na região e a conivência de políticos e empresários envolvidos na questão e com base nas provas pedir punições judiciais.

SITUAÇÃO DOS YANOMAMIS

(UOL.com)

As ultimas notícias dão conta de que crianças yanomami são intubadas em UTI de Boa Vista com desnutrição grave e longe dos pais. Governo Lula determina imediata formação de comissão para ajuda humanitária e de saúde aos yanomami. 

sábado, 21 de janeiro de 2023

Hoje tem 30 MINUTOS COM CULTURA - Na rádio Agreste FM às 19h.

 
Notícias, informações, músicas, poesias, curiosidades, tudo sobre a cultura potiguar. Logo mais a partir as 19h pela Agreste FM 103,5 MHz.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO: Programação de encerramento.

 
A programação de encerramento das festividades em honra ao maior bairro da cidade, São Sebastião, promovido pela paróquia de Nova Cruz foi iniciada às 08 horas da manhã de hoje, 20, com celebração da Missa solene do Sacramento da primeira Eucaristia, na igreja de São Sebastião, presidida pelo Pe. Dênison Ricardo, vigário paroquial da cidade e que foi auxiliado pelo diácono permanente, Júlio César.
Ao meio dia haverá a Missa do Batalhão espiritual de São Sebastião. Já às 16 horas será celebrada a missa de encerramento das festividades e em seguida acontecerá a tradicional procissão com a imagem do santo mártir, sendo conduzido pelas ruas do bairro, culminando com a bênção do Santíssimo em frente a Igreja de São Sebastião.

Ainda haverá após toda a programação um festival de múltiplos premios.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Festa de São Sebastião em Nova Cruz: Hoje ultima noite do novenário

 

O Novenário em honra a São Sebastião, padroeiro do maior bairro de Nova Cruz, tem sua última noite nesta quinta feira, 19, na igreja homônima, a partir das 18:30 horas com a reza do terço e em seguida a “novena de São Sebastião”, tendo como noiteiros, membros de pastorais, movimentos e serviços da igreja e das comunidades da paróquia. A festa social começa às 21 horas com show de Cavaleiros do Forró e Matheus Fernandes.

CULTURA: Projetos terão 50 milhões ao ano para investimentos.

 
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou o lançamento de um novo edital, em parceria com o Banco do Brasil, para financiar projetos culturais que prevê um investimento de 50 milhões de Reais por ano, no período de 2023 a 2025 para os projetos selecionados.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até 3 de março, no site do Banco do Brasil. O resultado será divulgado até junho deste ano.

Podem participar do processo seletivo pessoas jurídicas e físicas, com propostas nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias, música e programa educativo.

PISO DO MAGISTÉRIO: Aumento será de 15% em 2023.

 
O piso nacional dos professores subirá para R$ 4.420,55 em 2023, um reajuste de 15% em relação ao piso do ano passado, que era de R$ 3.845,63. Em 2022 o reajuste foi de 33,32% pois acumulou índices de 2019 e 2021 que em média também girou em torno dos 16 por cento ao ano.

A portaria com o novo valor foi assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana. 

“A valorização dos nossos profissionais da educação é fator determinante para o crescimento do nosso país”, escreveu o ministro, ao anunciar o novo valor nas redes sociais.


CALENDARIO DE PAGAMENTO 2023 é divulgado pelo governo do RN.

 
O governo do estado divulgou o calendário de pagamento do funcionalismo público estadual de 2023. Nele, consiste as datas das antecipações (no meio do mês) para uma faixa dos funcionários e o complemento (no final do mês). "É a confirmação que pagaremos mais uma vez os nossos funcionários em dias e dentro do mês trabalhado", disse a governadora Fátima Bezerra.

Governadora confirma pagamento do 1/3 de férias 2023.

 

O Governo do RN confirmou o anuncio do pagamento do terço de férias aos profissionais da educação na folha deste mês de janeiro de 2023. 


Em relação aos professores, o terço de férias será calculado sobre 45 dias, sendo 30 dias pagos no mês de janeiro e 15 dias no mês de julho, informou a Governadora Fátima Bezerra, durante posse da Secretária de Educação do RN.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Patriotas? ou terroristas financiados?

 

Uma multidão incentivada por subgrupos “comandados” promoveram atentados às representações icônicas da democracia do país, no caso, as sedes do Judiciário, Legislativo e do Executivo em Brasília, neste domingo, 08 de janeiro, conforme reportagem acima da CNN BRASIL.

Não eram meros “protestantes”, pois houve invasões e depredações dos patrimônios constitucionais do povo brasileiro, fatos inéditos na história do país. Foram “golpistas e terroristas”, organizados e financiados por altos conglomerados extremistas que não aceitam a derrota obtida nas eleições, sob alegação de ter havido manipulação nas urnas eletrônicas, acusações carentes de mínimas provas para sua veracidade. Porém essa derrota ocorreu nos dois turnos das eleições e que grande número de deputados estaduais, federais e senadores que são “bolsonaristas” todos foram sufragados eleitos nas mesmas urnas eletrônicas.

Os preparativos para esse ato terrorista já estavam sendo feitos há dias, escancaradamente nas "barbas" do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que absolutamente, nada fez em "cortar o mal pela raiz".

AÇÕES CONTRA OS ATOS TERRORISTAS

A Polícia Federal usou drones logo que os atos terristas começaram e identificaram muitos chefes dos subgrupos atuantes. O Exército e a polícia militar estão desmobilizando hoje, todo e qualquer acampamento em Brasília e realizando prisões. O ministro Alexandre de Morais determinou afastamento de 90 dias do governador do DF por possível condescendência com os atos terroristas. Lula e a presidente do STF, Rosa Verber  se reúnem hoje, 08, para discutirem as medidas a serem tomadas. Governos democratas de vários países do mundo, dentre eles, Russia, EUA, França, Alemanha, Inglaterra, todos os países  do MERCOSUL e da America Latina, DONDENARAM os atos que eles também chamaram de “terroristas” e “extremistas”, no Brasil e emitiram total apoio ao governo do presidente LULA.



quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Corpo de Rita de Cássia é velado e sepultado em sua cidade natal no Ceará.

O corpo da cantora e compositora Rita de Cássia, que morreu na terça-feira, 03 de janeiro, vítima de uma fibrose pulmonar, na capital cearense, foi velado na quarta feira pela manhã no Ginásio Lafaiete Anselmo, em Alto Santo, Ceará, cidade natal da artista, que contou com as participações de populares, familiares e amigos artistas, de várias bandas de forró. A tarde foi levado em um carro do corpo de bombeiros em cortejo fúnebre para sepultamento no cemitério local.
O programa 30 MINUTOS COM CULTURA, neste sábado, 07 de janeiro, às 19h pela rádio Agreste FM, teremos um especial sobre a vida e a obra da cantora Rita de Cássia.

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Resultados preliminares do novo Censo: Nova Cruz cai de coefiente do FPM

  

Nova Cruz deverá cair de coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios – FPM em 2023, passando de 1.8 para 1.6, significando redução nos valores dos repasses mensais, diante do anuncio feito pelo IBGE dos resultados PRELIMINARES do Censo 2022 em que aponta queda no número de habitantes  - de 37.554 para 34.252 moradores. Nova Cruz é um dos 27 municípios que sofreram este fenômeno. Apenas 6 cidades no RN cresceram em termos de habitantes e o restante permaneceu nos mesmos índices,segundo o Censo.

A Federação dos Municípios do RN – FEMURN informou que acionará à justiça contra a aplicação, já em janeiro, dos novos coeficientes. O seu presidente, Babá Pereira entende que, de acordo com a Lei Complementar 165/2019, a implantação de imediato só poderá ocorrer “quando o IBGE tiver concluído o Censo o que deverá ocorrer somente em março ou abril deste ano”, disse ele.

MUNICÍPIOS DO RN QUE TIVERAM ALTERAÇÃO NEGATIVA NO COEFICIENTE DO FPM DE 2023:

1 - Alexandria cai de 1.0 para 0.8

2 - Alto do Rodrigues cai de 1.0 pra 0.8

3- Arês cai de 1.0 para 0.8

4- Boa Saúde cai de 0,8 para 0,6

5- Bom Jesus cai de 0,8 para 0,6

6-Canguaretama cai 1.6 para 1.4

7-Carnaubais cai de 0.8 para 0.6

8- Currais Novos cai de 2.0 para 1.8

9- Grossos cai de 0.8 para para 0.6

10- Ielmo Marinho cai de 1.0 para 0.8

11- Lajes cai de 0.8 para 0.6

12-Luiz Gomes cai de 0,8 para 0,6

13-Macau cai de 1.6 para 1.4

14-Nova Cruz cai 1.8 para 1.6

15-Passa e Fica cai de 1.0 para 0.8

16-Pau dos Ferros cai de 1.6 para 1.4

17-Pendências cai de 1.0 para 0.8

18-Poço Branco cai de 1.0 para 0.8

19-Santa Cruz cai de 1.8 para 1.6

20-Santo Antônio cai de 1.4 para 1.2

21-São Miguel cai de 1.4 para 1.2

22-São Paulo do Potengi cai de 1.2 para 1.0

23-SãoTomé cai de 0.8 para 0.6

24-Serra Caiada cai de 0.8 para 0.6

25-Tangará cai de 1.0 para 0.8

26- Umarizal cai de 0.8 para 0.6

27- Upanema cai de 1.0 para 0.8

MUNICÍPIOS DO RN QUE TIVERAM ALTERAÇÃO PARA MAIS  NO COEFICIENTE DO FPM DE 2023:

1 - Extremoz sobe de 1.4 para 2.4

2 - Florânia sobe de 0.6 para 0.8

3 - Jaçanã sobe de 0.6 para 0.8

4 - São Gonçalo do Amarante sobe de 3.2 para 3.4

5 - São José do Campestre sobe de 0.8 para 1.0

6 - Tibau do Sul sobe de 1.0 para 1.2

Matéria Claudio Lima/ fontes: IBGE/FEMURN

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

37 ministros são empossados por Lula

 
O ato ocorreu logo após a posse na tarde desta domingo, 1 de janeiro. Os ministros empossados são:

Gabinete de Segurança Institucional: general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias

Secretaria-Geral: Márcio Macêdo (PT)

Comunicações: Juscelino Filho (União Brasil)

Integração e Desenvolvimento Regional: Waldez Góes (PDT)

Educação: Camilo Santana (PT)

Minas e Energia: Alexandre Silveira (PSD)

Esportes: Ana Moser

Transportes: Renan Filho (MDB)

Defesa: José Múcio Monteiro

Casa Civil: Rui Costa (PT)

Justiça: Flávio Dino (PSB)

Fazenda: Fernando Haddad (PT)

Portos e Aeroportos: Márcio França (PSB)

Agricultura: Carlos Fávaro (PSD)

Pesca: André de Paula (PSD)

Gestão: Esther Dweck

Relações Institucionais: Alexandre Padilha (PT)

Cidades: Jader Filho (MDB)

Advocacia-Geral da União: Jorge Messias

Controladoria-Geral da União: Vinícius Marques de Carvalho

Turismo: Daniela Carneiro (União Brasil)

Previdência Social: Carlos Lupi, presidente do PDT

Ciência e Tecnologia: Luciana Santos (PCdoB)

Planejamento: Simone Tebet (MDB)

Saúde: Nísia Trindade

Relações Exteriores: Mauro Vieira

Igualdade Racial: Anielle Franco

Indústria e Comércio: Geraldo Alckmin (PSB)

Povos Indígenas: Sônia Guajajara (PSOL)

Mulheres: Cida Gonçalves (PT)

Direitos Humanos: Silvio Almeida

Cultura: Margareth Menezes

Desenvolvimento Social: Wellington Dias (PT)

Meio Ambiente e Mudanças Climáticas: Marina Silva (Rede)

Trabalho: Luiz Marinho (PT)

Desenvolvimento Agrário: Paulo Teixeira (PT)

Secretaria de Comunicação Social: Paulo Pimenta (PT)

 


Lula assina primeiros decretos. Dentre eles quebra do sigilo de 100 anos de atos de Bolsonaro.

 

Logo que tomou posse, Lula assinou vários decretos com medidas iniciais de seu governo, que serão publicados no D.O.U. nesta segunda feira, 02. Confira os principais:

Medida provisória que reestrutura a Esplanada dos Ministérios e cria novas pastas;

Medida provisória que recria o Bolsa Família no valor de R$ 600;

Medida provisória que prorroga a desoneração dos combustíveis por 60 dias;

Decreto que inicia reestruturação da política de controle de armas;

Decreto que restabelece medidas de combate ao desmatamento na Amazônia;

Decreto que restabelece o Fundo Amazônia;

Decreto acabando com norma do governo Jair Bolsonaro que, "incentivava o garimpo na Amazônia";

Decreto que, segundo o novo governo, "extingue a segregação e garante inclusão de pessoas com deficiência";

Decreto que remove impedimentos estabelecidos na gestão anterior para a participação social na definição de políticas públicas;

Despacho determinando que a Controladoria-Geral da União (CGU) avalie, em 30 dias, decisões sobre sigilo;

Proposta que RETIRA: Correios, Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e Petrobras, DOS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO que estavam sendo promovidas pelo governo Bolsonaro;

Despacho determinando que o Ministério do Meio Ambiente proponha, em 45 dias, nova regulamentação para o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

LULA e Alckmin tomam posse em Brasília.

 

Mias de 300 mil pessoas compareceram à 3ª posse de Lula como presidente da república do Brasil, na tarde do domingo, 1º de janeiro.

Acompanhado da esposa Janja e do vice Geral Ackmin e de sua esposa, Lula desfilou em carro aberto até o Congresso Nacional onde foi oficialmente empossado. Após a posse, passou em revista as tropas.

Logo pós, se dirigiu para o Palácio do Planalto onde subiu a rampa da sede do Executivo Nacional. De forma inédita Lula estava acompanhado de pessoas quer representaram o povo brasileiro. Recebeu a faixa de uma popular, representando os negros e os trabalhadores e depois discursou no Parlatório.




Já que Jair Bolsonaro "fugiu" do país, faixa presidencial foi passada por uma mulher representando as negras e trabalhadoras.
No parlatório, Lula discursou para o povo brasileiro e se emocionou ao falar sobre pedintes nos sinais e pessoas nas filas para adquirir ossos para passar a fome.

(Fotos redes sociais)

Governadora Fátima Bezerra toma posse do seu segundo mandato.

A governadora Fátima Bezerra do PT e o vice, Walter Alves do MDB tomaram posse do governo do RN na manhã do domingo, 1º de janeiro de 2023, em solenidade na Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Ezequiel Fereira (PSDB) com presenças de autoridades em geral e familiares.

Em seu discurso, Fátima Bezerra relembrou seu primeiro governo. Falou sobre as dificuldades no combate à pandemia, o crescimento do estado e ter deixado em dias os servidores que encontrou com três meses de atraso deixados pelo seu antecessor.

Ainda em seu discurso, Fátima disse acreditar que os próximos anos serão melhores para o Rio Grande do Norte devido à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, o que a governadora acredita que beneficiará o estado.