Na última quinta feira, 31 de Agosto, cerca de 450 funcionários da São Paulo Alpargatas foram surpreendidos com as notificações de suas demissões e do encerramento das atividades da unidade fabril no município e no estado, depois de 25 anos de atuação. Não somente os funcionários, mas familiares, o comércio local e as autoridades foram pegas de surpresa com o fato.
No programa Nação Nova Cruz deste sábado, 02 de Setembro, o ex-Prefeito Cid Arruda Câmara, que trouxe a fábrica para Nova Cruz, diante de suas ações como Presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial - CDI, no governo de José Agripino, disse que o fato era "lastimável" para a população Novacruzense, porém afirmou que não seria "leviano" ao ponto de apontar culpados pelo fato, uma vez que todos foram surpreendidos com a notícia. Cid preferiu, em seu pronunciamento historiar como trouxe aquele equipamento para nosso município, e os apoios e ações que propiciou em parceria com a diretoria da Alpargatas durante os seus três mandatos.
No mesmo programa o Vereador Antonio Costa Moreira - Manga Rosa, que na época estava em seu primeiro mandato e que junto com Cid Arruda promoveu condições, no âmbito legislativo, para que a fábrica viesse se instalar em Nova Cruz conclamou os políticos de todos os partidos do município para que lutassem pelo retorno da empresa, pelo qual ele se disse crédulo.
Prefeitura
O atual prefeito do município, emitiu nota oficial no final da semana em que também lamentou o fato.
Sindicato
De acordo com o representante do
Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados, Marcones Marinho da
Silva, em 2008 a Alpargatas fechou uma unidade no município de São Paulo do
Potengi, e outra fábrica em Natal no ano de 2012, onde gerava cerca de 1.200
empregos. De acordo com Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados o
possível motivo do fechamento das fábricas se deve ao fato do Rio Grande do
Norte não possuir políticas de incentivo a indústria.
(Matéria Claudio Lima)