Os 439 Bombeiros que estavam detidos por determinação do Comando Geral da Polícia Militar do RJ, por haverem invadido o quartel central dos Bombeiros no RJ durante uma manifestação pacífica que solicitava melhores condições de trabalho e aumento salarial, foram libertados desde as primeiras horas deste sábado.
Um grupo de 9 homens e uma mulher que estavam em um quartel militar no centro do Rio, foram os primeiros a serem liberados. Eles se dirigiram para o Quartel em Niterói para se juntar aos outros 429 que estavam detidos e só saíram com os mesmos agora pela manhã quando da expedição de soltura para todos eles. Os bombeiros saíram do quartel marchando, cantando o hino dos bomeiros e o hino nacional. Em frente a orla marítima fizeram manifestações pacíficas e de lá, em carreata com ônibus e carros particulares dos familiares se dirigiram até a Assembléia Legislativa do RJ onde fizeram um ato de agradecimento à população que na avaliação deles foi completamente favorável ao movimento.
Todos os 439 bombeiros voltarão neste domingo ao trabalho. Mas o Processo administrativo militar continua sendo processado, garantiu o governador do Rio Sérgio Cabral. Por outro lado, os líderes do movimento querem anistia geral e irrestrita aos companheiros e negociação de aumento salarial já.
(Matéria Claudio Lima)