sábado, 13 de dezembro de 2025

CONSULT-Tribuna do Norte destaca pesquisa sobre eleições 2026.

 

Deputado estadual:

Entre os nomes mais mencionados aparecem Dr. Bernardo, com 1,35%, seguido por Tomba (1,29%), Coronel Azevedo (1,18%) e Gustavo Soares (1,12%). Em seguida, surgem Gustavo Carvalho (0,94%), Francisco do PT, Isolda, Kléber Rodrigues e Neílton (0,88%). Posteriormente surgem, Ezequiel Ferreira, presidente da casa, aparece com 0,82%, assim como Júlio César. Outros deputados, como Cristiane Dantas, Nélter Queiroz, Luiz Eduardo e Getúlio Rego registram 0,65%.

Deputado federal:

O cenário para deputado federal apresenta uma dinâmica semelhante: 76,24% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar e 5,65% afirmam que não votarão em nenhum nome. Entre os mais citados também estão parlamentares que estão cumprindo mandatos. A deputada Natália Bonavides (3,24%) é a mais lembrada, seguida pelo deputado General Girão (2,59%). Dois nomes opostos que representam a polaridade política que o país ainda vivencia. Também aparecem Benes Leocádio (1,71%), Sargento Gonçalves (1,65%), João Maia (1,35%) e o ex-governador Robinson Faria (1,12%), Brilhante registra 0,88%, Juninho Alves aparece com 0,71% e Nina Souza com 0,53%. Nomes como Garibaldi, Thabatta Pimenta, Carla Dickson e Kelps Lima pontuam com 0,41%, enquanto Mineiro aparece com 0,35% e outros parlamentares e ex-parlamentares surgem entre 0,29% e 0,06%.

Governo estadual:

A última pesquisa Consult deste ano pré-eleitoral no Rio Grande do Norte aponta para uma disputa acirrada pelo Governo do Estado. Segundo os números, Allyson Bezerra (União) registrou 30,47%, enquanto o senador Rogério Marinho (PL) chegou a 28,76%. Uma diferença de 1,71 ponto percentual. Um empate técnico, já que a margem de erro é de 2,3%. No mesmo cenário, o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier (PT) surge com 6,41%. Não sabe dizer somou 21% e nenhum 13,35%.

Senado:

Styvenson tem 40% e Fátima, 13,24%


Avaliação do governo Fátima: 

Teve 65% de desaprovação

SANTA LUZIA: Festejos tem encerramento hoje com procissão e missa em Nova Cruz

O tríduo em celebração a Santa Luzia em Nova Cruz tem encerramento hoje, data da morte da santa mártir, com programação extensa durante todo o dia, culminando com a tradicional procissão e missa solene, no bairro que leva seu nome.

O dia se iniciou com a caminhada penitencial desde às 5h desta manhã, e realização de batizados na Igreja de Santa Luzia às 10h. Já a tarde, a partir das 15h se inicia o terço da misericórdia que será seguida da procissão com a imagem de Santa Luzia,  padroeira do bairro, e em seguida celebração da missa solene de encerramento que será presidida por padres da paróquia e auxiliada pelos diáconos locais.

SANTA LUZIA - Conheça sua história
A padroeira do bairro de Santa Luzia em Nova Cruz, também conhecida como Santa Lúcia, foi uma jovem mártir cristã de Siracusa (Itália), celebrada em 13 de dezembro, venerada como protetora dos olhos e da visão, pois seu nome significa "aquela que traz luz" e a tradição conta que ela arrancou os próprios olhos para negar a um pretendente pagão, sendo recompensada por Deus com novos olhos. 

Nasceu naquela cidade italiana no Século III, em pleno Império Romano e foi perseguida pois não aceitou um casamento com um jovem rico pagão, pois era cristã fervorosa e não aceitava idolatrias a outros deuses. Denunciada foi condenada a ser desonrada mas ninguém conseguia tirá-la do lugar e arrastá-la. Tocaram fogo em seu corpo, mas as chamas nada a fizeram. Por fim foi morta a golpe de espada.

Sua história envolve o compromisso com Deus, a doação de bens aos pobres e o martírio durante a perseguição de Diocleciano, sendo um ícone de fé e luz.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Câmara Municipal realiza entrega de comendas e títulos a homenageados 2025.

 

A Câmara Municipal de Nova Cruz realizou sua terceira Sessão Solene do ano, na noite da quarta-feira, 10 de dezembro sob a presidência da vereadora, Patrícia Lima (MDB), em que promoveu as entregas das comendas "Djalma Marinho" e dos títulos de "Cidadãos Nova-cruzenses", as pessoas indicadas  pelos vereadores atuai e que prestaram ou prestam relevantes serviços à Nova Cruz. 

Este blog destaca algumas pessoas que receberam essas comendas ou títulos neste ano, começando pelo empresário Geraldo Jr, filho do saudoso Geraldo da relojoaria, que foi agraciado com o título de cidadão nova-cruzense proposto pela vereadora Marione Moreira.

Também de proposição da vereadora Marione Moreira, foi homenageada a senhora Ione Mousinho Moreira, 103 anos, que foi a primeira vereadora e primeira secretária da casa e que recebeu o título de cidadã nova-cruzense.

A vereadora em suas redes sociais destacou a importância de poder homenagear sua vó um exemplo de "mulher forte e pioneira".

Outros homenageados foram, o empresário e professor José de Arimatéia Gomes - que foi candidato a vice-prefeito na chapa com Germano Targino, com a comenda Djalma Marinho, e a professora Sonia Ferreira, com o título de Cidadã nova-cruzense, proposições da vereadora Gabriela Melo.

Já o vereador Gilliard Faustino propôs, dentre outros, homenagem a empresária "Valda de Torinho",  mãe de Hudson de Torinho, com a comenda Djalma Marinho.

O edil homenageou também, Janio Borges, "Belo contador" com a comenda Djalma Marinho.

 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

DEPUTADO ESTADUAL LUIZ EDUARDO confirma ida para o PL

 

O deputado estadual LUIZ EDUARDO que é do SOLIDARIEDADE, confirmou à imprensa estadual que irá se filiar ao PL para a disputa de sua reeleição em 2026. A solenidade de filiação deverá ocorrer após o carnaval.

Ainda de acordo com o parlamentar, sua saída do Solidariedade irá ocorrer próximo ao momento de sua filiação. Interlocutores ligados ao PL confirmaram conversas entre Luiz Eduardo e o partido, citando ainda uma viagem feita pelo deputado para encontrar o líder do partido no Rio Grande do Norte, Rogério Marinho, em Brasília.

A saída de Luiz Eduardo do SOLIDARIEADE se deve ao fato do partido não fechar uma nominata para as eleições do próximo ano.

Morre em Nova Cruz ANTONIO MATIAS: Patriarca da família Matias.

Faleceu nesta terça-feira, 09, o senhor Antonio Matias da Costa, patriarca da família MATIAS de Nova Cruz. Homem íntegro, exemplo de um chefe de família e dedicado à paróquia de Nova Cruz, com décadas servindo na Igreja de São Sebastião.

O seu corpo está sendo velado no salão pastoral que leva o seu nome, ao lado do Hospital Municipal Monsenhor Pedro Moura -HMMPM de Nova Cruz. A família informa que haverá missa de corpo presente na Igreja de São Sebastião a partir das 16h e em seguida o sepultamento no cemitério local.

As professoras Verônica, Célia, Lurdinha, Luciene ( com quem trabalho na educação) e demais filhos e familiares, meus sinceros sentimentos. 

REPUBLICA VELHA: Livro de escritor nova-cruzense é dedicada à memória de Leonardo A. Câmara.

O livro "Nova Cruz e a República Velha" do escritor e historiador nova-cruzense, Gustavo José Barbosa lançado recentemente na Paraíba e que retrata momentos de Nova Cruz neste período de tempo histórico, faz uma homenagem mais que merecida a Leonardo Arruda Câmara, ex-deputado estadual, ex-secretário de estado e que muito se dedicou e se debruçou na história de sua terra natal, Nova Cruz.


Gustavo Barbosa é sobrinho do professor Antonio Barbosa (3ª DIREC) natural de Nova Cruz (RN), conhecido por suas obras que resgatam a história e a memória da região. Além de sua formação acadêmica na área agrária, ele também possui uma paixão pela história e escrita, sendo um pesquisador ativo da memória de sua cidade natal.

Obras Publicadas

Entre seus livros, destacam-se:

Professor Rivaldo D'Oliveira – Um Educador e seu Legado Imortal: Lançado em dezembro de 2024, a obra conta a história do educador Rivaldo D'Oliveira, um dos fundadores da Escola Agrícola de Jundiaí, que também nasceu em Nova Cruz.

Nova Cruz e a República Velha: Um livro de história que aborda um período importante da história local, que ele doou pessoalmente ao acervo do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG).

SANTA LUZIA: Festa começa hoje em Nova Cruz.

A paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz inicia nesta quarta-feira, 10, o Tríduo de Santa Luzia, padroeira do bairro do mesmo nome, com celebração da missa de abertura às 19h na igreja da comunidade.

A programação segue todas as noites até o dia 12 com missas e quermesses. Já no dia 13, data magna da Santa Mártir protetora dos olhos e da visão, haverá a tradicional procissão pelas ruas do bairro e celebração de missa de encerramento.

 

domingo, 7 de dezembro de 2025

EEDM: Professores participam de passeio cultural no Cariri paraibano na terra de José Américo.

 
Imagens C. Lima

A Escola Estadual Djalma Marinho - EEDM de Nova Cruz realizou a confraternização de final de ano de uma forma diferente para professores e funcionários em 2025 ao promover através de sua diretoria e coordenação pedagógica, uma excursão turístico-cultural nas regiões do Brejo e Cariri paraibanos, no sábado, 06 de novembro e que contou com dezenas de participantes do colégio.


A equipe passou pelos municípios de Logradouro, Caiçara, Belém e Roma com parada em Bananeiras onde puderam sentir o clima serrano e as delicias culinárias daquela cidade do Brejo.


(Belíssima praça principal de Bananeiras já no clima natalino)
Ainda seguiram pelas cidades de Solânea, Arara e Remígio até chegar em Areia, destino principal do grupo. Na cidade do Cariri paraibano, conheceram a praça que homenageia o escritor e ex-governador do vizinho estado, José Américo de Almeida, eternizado pela sua obra literária, "A Bagaceira". 

Recebidos por um dos mais influentes guias turísticos da cidade, os professores conheceram o centro histórico de Areia, o Teatro Municipal - que está em reformas, e o casarão   que foi um ponto de comércio de escravos no século XIX, depois sede do poder judiciário da região e puderam observar a beleza de todos os prédios ali existentes, todos tombados pelo IFAN.

(Escola Estadual e Tecnica José Américo de Almeida)
(Teatro Municipal de Areia)



(Praça Pedro Américo)






(Casarão de Jorge Torres e posterior Casa da Justiça)

(Igreja Matriz de Areia/PB)

Outro momento marcante foi o almoço na CASA DE VÓ, um dos locais mais tradicionais da gastronomia do Cariri.

Por fim, a delegação seguiu para o Engenho Triunfo, e conheceu todos os processos de fabricação das premiadas cachaças Triunfo, e outros produtos lá manufaturados como o chocolate Triunfo, o Chá do Cacau, e pôde degustar os variados paladares etílicos da fábrica, além do lazer garantido no lago com passeio de pedalinhos e a temida tirolesa.




A Escola Djalma Marinho tem promovido atividades educacionais e sócio culturais, para alunos, professores e funcionários que a diferenciam no meio acadêmico regional. Parabéns às diretoras Nadejeana e Marleide pelo dinamismo e pioneirismo.