domingo, 30 de agosto de 2020

Dinheiro publico jogado no ralo.

Quase 800 mil reais jogados pelo ralo. É o que nos parece ser, diante dos flagras fotográficos que mostram a absurda situação do calçadão em torno do ginásio, cujos blocos do piso afundaram em vários trechos, o que mostra a péssima qualidade da construção e do material utilizado.








Pasmem, essa obra intitulada CONSTRUÇÃO DA PRAÇA E EVENTOS iniciou-se em Janeiro de 2018 e o prazo para a entrega seria 10 de Junho de 2019, ou seja, um ano e meio. Porém se arrastou até final de 2019, quando foi finalmente concluída, em quase dois anos. 

E essa demora inclusive foi alvo de críticas por pessoas que hoje participam da atual gestão, responsável pela sua conclusão.

Um absurdo. Dinheiro jogado pelo ralo. E onde está a praça de eventos? De concreto e mal feito somente o calçadão.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Bloco situacionista em franca disputa pelo vice.

 

Uma disputa democrática, amigável e sem consequências. É essa a imagem que o bloco situacionista tenta  transmitir para a população sobre a acirrada disputa pela vaga de vice no MDB em Nova Cruz.

No entanto, quem milita na politica há algum tempo, por mais desatento que seja sabe que não é bem esse o sentimento que corre nas veias dos que participam dos grupos que disputam a vaga de vice na chapa majoritária.

Esse fato demonstra a falta de liderança do Prefeito em definir essa situação política que envolve a disputa que, com certeza será levada até as últimas consequências na convenção do partido em Setembro.

E por outro lado mostra a sede pelo poder, o medo pela perda dos domínios dos espaços na atual gestão.

Nos bastidores políticos correm boatos de que a família Salu parece não aceitar outro resultado que não seja o de Edilson Salu para a composição.

Porém dois outros nomes aparecem nessa disputa, Hudson de Torinho e Dra Aninha, com ambos os seus correligionários fazendo uma acirrada pré campanha para que seus nomes se sobressaiam um sobre os outros, justamente para angariar apoio na convenção, que definirá a chapa.

Por fim, sabe-se perfeitamente que nesse tipo de disputa sempre sai alguém ferido, sempre sai alguém magoado.

E isso poderá resultar em rompimentos políticos que levarão a consequências negativas para a campanha do Preeito. Vamos aguardar para ver.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Governadora Fátima comemora aprovação do novo FUNDEB

Uma das maiores defensoras do FUNDEB, enquanto deputada federal e depois senadora pelo RN, a governadora Fátima Bezerra (PT) comemorou a aprovação pelo Senado Federal, nesta terça feira, 25, da PEC que institui de forma definitiva o novo FUNDEB., em pronunciamento nas redes sociais. Confira o pronunciamento:

A PEC prevê, entre outros novos pontos, a ampliação gradual da participação da União no Fundeb, de forma a chegar a 23% a partir de 2026. Atualmente, essa complementação financeira do governo federal está em 10%. O placar no Senado foi de 79 votos a 0, nos dois turnos.

Novo FUNDEB é finalmente aprovado no Senado e promulgado.

 

O Senado aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (25), a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera regras e torna permanente o Fundeb – fundo que financia a educação básica.

O texto foi aprovado com o mesmo teor já aprovado na Câmara dos Deputados, no mês passado. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), promulgou a emenda já nesta quarta (26) em uma sessão do Congresso marcada para as 11h.

A PEC prevê, entre outros pontos, a ampliação gradual da participação da União no Fundeb, de forma a chegar a 23% a partir de 2026. Atualmente, essa complementação financeira do governo federal está em 10%. O placar no Senado foi de 79 votos a 0, nos dois turnos.

A renovação é tida como fundamental para garantir o reforço de caixa de estados e municípios para investimentos da educação infantil ao ensino médio.

domingo, 23 de agosto de 2020

ELEIÇÕES 2020 - Programa Eleitoral começa dia 09 de outubro.

A propaganda eleitoral gratuita será veiculada na TV e no Rádio no período de 09/10/2020 a 13/11/2020.

Devido as mudanças no calendário eleitoral, como consequência da pandemia do coronavírus, anunciadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, a propaganda eleitoral gratuita - em blocos ou em inserções diárias, no rádio e na TV começará dia 09 de outubro de 2020 e será concluída no dia 13 de Novembro (31 dias).

Como na eleição passada a propaganda será dividida em dois modos:

1- Em Bloco:

  • Candidatos a prefeito: de segunda a sábado:

a) das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10, na rádio;

b) das 13h00 às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na televisão.

  • Candidatos a vereador:  não terão espaço na propaganda eleitoral Bloco. 

2- Em inserções comerciais (30 segundos ou 1 minuto cada):

Cada emissora de rádio e televisão destinará 70 minutos diários. Este tempo será dividido ao longo da programação, de segunda-feira a domingo, das 05:00 as 24:00 horas, e serão divididos na proporção de sessenta por cento para prefeito e de quarenta por cento para vereador.

A distribuição deste tempo levará em conta 3 blocos de audiência entre:

a) as cinco e as onze horas;

b) as onze e as dezoito horas;

c) e as dezoito e as vinte e quatro horas.

  • As planilhas com os dias, horários e os nomes dos partidos ou coligações para os blocos e para as inserções será gerada na sede da zona eleitoral na presença dos representantes dos mesmos, em momento a ser convocado pelo(a) juiz(a) eleitoral de cada uma.

Na propaganda eleitoral dos candidatos a vereador, é possível a exibição de acessórios com referência ao candidato majoritário, como cartazes ou fotografia ao fundo.

Também é possível a apresentação de depoimentos de outros candidatos da mesma coligação, exclusivamente para pedido de votos ao “dono” daquele espaço de propaganda gratuita. A legislação autoriza, também, a participação de qualquer cidadão, desde que não seja remunerado e não seja filiado a partido político adversário.

Ainda, é possível a divulgação de pesquisas informando com clareza, o período de sua realização e a margem de erro, não sendo obrigatória a menção aos concorrentes, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor em erro quanto ao desempenho dos demais.

Não é permitida a divulgação no rádio e na TV de qualquer propaganda eleitoral paga.

Também não se admite a participação de qualquer pessoa mediante remuneração.

A lei eleitoral proíbe a utilização de montagem ou trucagem, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais, mensagens que possam degradar ou ridicularizar candidato, partido ou coligação. 

Outra vedação é transmitir, ainda que sob forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados.

Também não se admite o emprego de meios publicitários destinados a criar artificialmente na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais.

Por fim, veja que não pode ser incluída, no horário destinado aos candidatos a vereador propaganda das candidaturas a prefeito, ou vice-versa. Sobre esse assunto, há a ressalva para a utilização, durante a exibição do programa, de legendas com referência aos candidatos majoritários, ou, ao fundo, de cartazes ou fotografias desses candidatos, ficando autorizada a menção ao nome e ao número de qualquer candidato do partido ou da coligação.


 


quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Padre Matias sai da UTI

 

Padre novacruzense estava há várias semanas na UTI vítima da Covid-19. Veja o momento emocionante de sua saídA da UTI.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Nova Cruz na mira do MP do RN

O Ministério Publico abriu procedimentos investigatórios contra alguns municípios para averiguar os gastos com a pandemia. Dentre eles está o município de Nova Cruz. Confira a reportagem da TV PONTA NEGRA:

O vereador Thiago de Caravaho (PSD) denunciou que o município de Nova Cruz estava anunciando a compra de máscaras para proteção individual por um valor de 59 Reais, quando no mercado a mesma máscara custava de 20 a 30 Reais a unidade. 

AS GUERREIRAS...

UM MOMENTO INESQUECÍVEL - (Por Valéria Arruda Câmara)

Essa foto que alguns amigos estão postando, onde aparecemos eu e a saudosa Ex-Governadora Wilma de Faria de mãos dadas, me trouxe a recordação de um belo momento de minha vida.

Era um final de tarde, na Escola Municipal Antônio Peixoto Mariano, no Bairro do Salgado, no encerramento da Convenção da Candidatura de Cid de 2012, Dona Wilma estava fazendo seu discurso, quando para surpresa minha, ela me chamou e fez referências elogiosas à minha pessoa. Disse que Cid era “um homem de sorte, por ter ao seu lado uma mulher guerreira como Valéria”.

Fiquei meio sem jeito... Ser chamada de Guerreira por Wilma que foi um exemplo de Mulher Guerreira foi para mim uma enorme satisfação.

Passados 8 anos, nunca pensei em estar na condição de Pré-Candidata à Prefeita e sendo chamada de VALÉRIA GUERREIRA, pelos “nossos amres de Nova Cruz”.

Meus agradecimentos a todos vcs pelo carinho para comigo. 

Vou procurar honrar a confiança de vocês e a memória da Guerreira Wilma!

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Morre Chico do ônibus.

 

Francisco Gomes, ou Chico do ônibus faleceu vítima de uma enfermidade do qual lutava há algum tempo. Os familiares informam que seu corpo está sendo velado em sua residência, na rua Vereador Pedro Tavares Sobrinho, 354 e seu sepultamento ocorrerá às 16h. Lembra a todos que desejarem participar que utilizem máscaras.

Cid Arruda

"CRONOLOGIA DE UM RITO, QUE DUROU 30 DIAS, TEVE UMA CASSAÇÃO, UMA REJEIÇÃO E QUE TERMINOU NUM 13 DE AGOSTO"

"Na manhã deste domingo recebi um telefonema de meu irmão caçula Lauro, para me dizer que tinha assistido pelo Facebook a minha participação no “Programa Nação Nova Cruz” de ontem, no qual eu fiz uma explanação sobre a Sessão da Câmara Municipal da última quinta-feira. Me disse que minhas explicações foram muito  convincentes. Disse também que se lembrou de nossa saudosa Mamãe Joanita por um aspecto, a Sessão ocorreu numa data da qual ela tinha uma certa cisma : 13 de agosto.

Como falei no programa, esse processo teve uma tramitação super rápida, apenas, 30 dias,

entre o 1° Mandado de Notificação ( 14/07 ) e a publicação da Rejeição no Diário Oficial do Município ( 14/08 ).

Alguns aspectos curiosos neste processo :

- Recebi a 1ª Notificação já com o resultado da Comissão de Finanças da Câmara. O Parecer do Vereador Relator foi favorável a mim, no entanto os outros dois membros da Comissão foram contrários. Ressalto que não tive oportunidade de apresentar minha defesa nesta Comissão. Foram analisadas apenas as alegações do TCE. Me foi cerceado o direito de apresentar minha defesa : o contraditório.

- Com 10 dias úteis de prazo para apresentar a defesa por escrito, protocolei a mesma em 24/07.

No final dessa minha defesa requeri que fossem analisadas pela Câmara seis aspectos. Terminei com o tradicional : “Termos que pede deferimento”.

- Em 10/08 recebi o 2° Mandado de Notificação, informando que o processo seria julgado pelo Soberano Plenário da Casa Legislativa na Sessão do dia 13/08 e que teria, eu ou meu advogado, o tempo de exatos 20 minutos, para fazer a sustentação oral de defesa. Estranhei não ter recebido resposta ao que requeri em minha defesa escrita.

- Nesta mesma data, 10/08,à noite, véspera do Dia do Advogado, há 3 dias da Sessão de Julgamento de meu processo, foi Cassado o Mandato do Vereador Relator, que votou favorável à aprovação das contas do processo.

- No dia 13 de agosto, dia da cisma de Mamãe Joanita, foi realizada a sessão. O tempo, exatos 20 minutos, foi ocupado pelo Contador que fez uma defesa técnica, enfocando aspectos administrativos e contábeis. Colocado em votação o resultado foi de 8 X 5, ao meu desfavor.

- Um dia após, em 14 de agosto, através de Edição do Diário Oficial do Município, foi publicado Decreto Legislativo com a rejeição das contas do processo, relativas ao Fundef do ano de 2003; ano esse,  cujas minhas contas anuais, tinham sido aprovadas, à unanimidade de votos pelos Vereadores da Câmara Municipal, na Sessão Ordinária do Dia 18 de dezembro de 2008.

* Me orgulho de ter sido o novacruzense, que juntamente com o Ex-Prefeito José Peixoto Mariano ter administrado nossa terra por mais tempo : 3 mandatos ou 12 anos.

* Administrar Nova Cruz por 6.307.200 ( seis milhões, trezentos e sete mil e duzentos ) minutos e ter somente exatos 20 minutos para me defender é algo revoltante.

* Em 2012 recebi a “Comenda Dr. Djalma Marinho” maior honraria dada a uma pessoa, pelos “relevantes serviços prestados ao municipio de Nova Cruz”.

* Desde o dia 13 de agosto último, passei, infelizmente, para história de minha terra, como o 1º Prefeito a ter Contas Rejeitadas pela nobre Câmara de Vereadores. Nunca pensei que isso viesse a acontecer.

* Chega ao fim uma trama arquitetada pelos meus adversários há algum tempo, para me tornar inelegível.

* Me tornar inelegível através do tapetão, esses golpistas conseguiram.

* Meu nome está fora da disputa, no entanto sobrenome não está. Valéria Arruda Câmara, é pré-candidata à Prefeita de Nova Cruz. Ela, guerreira que é, enfrentará essa luta que se avizinha e, com o apoio de nosso  povo e as Graças de Deus, sairá vitoriosa para dar a mim e “aos meus amores”, que estão tristes como eu, essa imensa alegria.

Vida que segue. Deus no Comando." - CID ARRUDA CÂMARA.

domingo, 16 de agosto de 2020

Igreja Matriz de Nova Cruz tem a primeira celebração presencial.

De: Pascom de Nova Cruz.

Domingo marcante na vida dos fiéis que passaram 4 meses e 27 dias sem participar das missas, por ocasião do decreto do fechamento das igrejas por ocasião da pandemia do covid-19. Seguindo os protocolos de segurança foi realizada as primeiras missas presenciais na manhã do domingo, 16 de agosto de 2020, presidida pelo Pe. Aerton Sales, na  Solenidade da Assunção de Maria, com a participação de 71 fiéis, conforme tamanho da Igreja Matriz. Na ocasião celebrou também o dia dedicado aos consagrados á vida religiosa, com a presença das irmãs Filhas do Amor Divino e Franciscana de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Solenidade da Assunção de Maria
A Solenidade da Assunção de Nossa Senhora marca o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação, como definiu pelo Papa Pio XII em 1950 através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.”

Cid Arruda: “Não cometi roubo na Prefeitura...Tentaram me afastar da campanha, mas estarei firme e forte ao lado da nossa pré candidata Valéria Arruda”

O ex prefeito por três vezes de Nova Cruz  e a maior liderança política da cidade, Cid Arruda Câmara aproveitou o espaço do qual participa todos os sábados ao meio dia, no programa Nação Nova Cruz, pela rádio Agreste FM, 107,5 MHz, para esclarecer todos os fatos que envolveram a votação na Câmara Municipal ocorrida na ultima quinta feira, 13 de Agosto em que teve as contas do FUNDEF de 2003 rejeitadas pela votação de 8 a 5. Cid se disse injustiçado pois “não cometi roubo na prefeitura conforme comprovou o contador Dias em sua explanação aos edis...que todo o rito promovido pelo Presidente da Casa para este processo foi sumariamente arquitetado para me cassar em apenas trinta dias” e deixou o recado: “tentaram me afastar da campanha, mas estarei firme e forte ao lado da nossa pré candidata a prefeita, Valéria Arruda, minha esposa...me aguardem!”.

Cid esclareceu no programa que não teve direito a defesa e ao contraditório, em tempo suficiente para promover um melhor esclarecimento de que as contas do FUNDEF de 2003 foram aprovadas juntamente com as contas gerais da gestão daquele ano pela Câmara Municipal de Nova Cruz, em sessão do dia 18 de Dezembro de 2008, conforme certidão abaixo e que todos os questionamentos foram respondidos e comprovados ao TCE.

No programa, os ouvintes tiveram a oportunidade de escutar todos os mesmos esclarecimentos dados aos vereadores naquela sessão pelo contador da época, sr. Dias em plenário da casa na sessão da quinta feira, inclusive relatando quadros com as despesas, devidos pagamentos e seus devidos cheques, processos licitatórios e em nada se demonstra que houve dolo ou desvio de recursos, como os adversários de Cid quiseram passar para a população numa campanha de difamação contra ele nas redes sociais durante este período em que o processo tramitou na Câmara. 

Confira um resumo da fala do Sr. Dias durante a sessão:


"Então o que se viu foi uma votação política cuja a maioria dos vereadores, no caso oito deles, não se preocuparam em levar em consideração estes esclarecimentos, mas tão somente em votar na rejeição das contas do FUNDEF de 2003 e me prejudicar", afirmou Cid.

Cid Arruda tem recebido dos amigos, dos correligionários e da população novacruzense as mais efusivas manifestações de solidariedade depois de todos os episódios que culminaram com a sessão de 13 de agosto de 2020. Destaco aqui a manifestação de Germano Targino (PP) publicada nas redes sociais em 13 de Agosto. Nela Germano relembra que Cid também fora solidário com Targino Pereira, ao perceber que o processo de impeachment seria um golpe contra ele. Lembramos que após o fato Targino agradeceu a Cid afirmando que "homens de bem agem desta forma". 

Confira o vídeo de targino falando:

Matéria Claudio Lima.

Governo do RN emite novas normas sobre o combate a pandemia.

 Atividades escolares presenciais continuam suspensas até 18 de setembro

O Governo do Rio Grande do Norte editou o Decreto Estadual nº 29.92 publicado na edição do Diário Oficial deste sábado (15), que prorroga até o dia 18 de setembro a suspensão das atividades escolares presenciais da rede pública e privada de ensino em todos os níveis educacionais, como medida de contenção da transmissão da Covid-19.

Além da prorrogação das aulas presenciais, o decreto estabelece que a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) deverão elaborar um Plano de Retomada das Atividades de Ensino Presenciais para subsidiar o retorno das atividades.

Ainda de acordo com o decreto, o Plano poderá ser implementado de maneira regionalizada e individualizada em relação a cada unidade de ensino, levando em consideração os dados epidemiológicos de cada região e as adequações estruturais das unidades de ensino.

AULAS PRESENCIAIS PRÁTICAS E LABORATORIAIS

O novo decreto autoriza as instituições de ensino superior e de educação profissional a realizarem atividades presenciais práticas e laboratoriais, desde que seja inviável a utilização de meios remotos para esse fim.

Contudo, as instituições de ensino devem elaborar protocolos sanitários, como medida de prevenção à disseminação da Covid-19, adequados à realidade de cada atividade prática e observar o protocolo geral previsto na Portaria nº 09/2020 – GAC/SESAP/SEDEC.

Por fim, os protocolos deverão ser aprovados pela SEEC e SESAP, bem como acompanhados pelos conselhos estaduais de Educação e de Saúde.

sábado, 15 de agosto de 2020

HOJE TEM NAÇÃO NOVA CRUZ.

 Logo mais ao meio dia, pela rádio Agreste FM, com Claudio Lima, Lenilson Cunha e Cid Arruda Câmara e hoje repercutindo a sessão da ultima quinta feira, 13 de Agosto na Câmara Municipal sobre as contas da gestão de 2003, do FUNDEF, de Cid Arruda.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Impasse marca sessão para apreciação das contas da gestão de Cid Arruda de 2003

A Câmara municipal de Nova Cruz realizou na noite desta quinta feira, 13 de agosto, sob a presidência do vereador Valdo Salu a Sessão para apreciação das contas da gestão de 2003, cujo prefeito era Cid Arruda Câmara. Na realidade as contas já haviam sido aprovadas em 2008 pela mesma casa, porém a sessão focou na questão do FUNDEF (hoje FUNDEB), que teve questionamentos técnicos pelo TCE, cuja votação foi de 08 a 05 pela reprovação destas contas.

O que se viu foi uma sessão em que o Presidente estava nervoso, apressado, não houve presença do relator cujo parecer final foi para a aprovação, no caso o vereador Thiago de Eraldo, que coincidentemente teve seu mandato cassado por questões meramente particulares e nada a haver com o mandato. Nas falas do contador da Prefeitura à época, sr. Dias, o presidente sempre pedia a parte. Outro fato foi a ausência presencial da vereadora Fátima que participou da sessão virtualmente, alegando estar com Covid 19, mas que nenhum documento informando e comprovando esta condição foi apresentada na sessão. Enfim vários fatos que mostraram o não respeito com vários preceitos constitucionais em desfavor de Cid Arruda.

Depois de quase duas horas de discussões a votação se procedeu com um resultado já citado de 8 x 5. Diante deste placar o Presidente se apressou para decretar a rejeição das contas de 2003 do ex prefeito Cid Arruda, momento em que foi interpelado pelo vereador Tiago Vicente (MDB) que, se baseando na Constituição federal em seu Artigo 31 em que afirma que "o parecer do Tribunal de Contas só não prevalecerá caso a Câmara a rejeite por 2/3", ou seja 09 votos, divergiu do presidente e fez questão de pedir que se constasse em ata que "as contas de 2003 não foram rejeitadas pois a votação foi de 08 a 05 ", disse ele. Lembro que esse placar ainda pode mudar se o voto da vereadora Fátima for anulado.

Tal fato criou uma celeuma entre o vereador e o Presidente Valdo Salu que desrespeitou o Regimento da casa ao não dar observância a interpelação do vereador e proclamou mesmo assim o resultado como que definitivo para rejeição das contas. E o que chamou a atenção é que no bate boca que o presidente teve com o edil apelador foi categórico em dizer que: "Que o senhor, vereador ou o ex gestor que entrem na justiça", o que demonstrou a parcialidade com que conduziu todo o processo e a sessão em questão.

CONFIRA COMO VOTARAM OS VEREADORES

Matéria Claudio Lima

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

DE: Cid Arruda Câmara...

" Embora seja de uma família de tradição politica, só enveredei nela à partir dos meus 38 anos. Hoje estou com 70 anos, portando há 32 anos que estou envolvidos diretamente com a politica da minha terra.

Essa será a 9ª Campanha Eleitoral que participo, como candidato ou apoiando outras candidaturas. Aliás, para ser preciso : 7 vezes candidatos, 1 apoiando 1 candidato e nessa de 2020, 1 candidata, minha esposa Valéria Arruda.

Em todos esses anos convivi com diversos políticos, correligionários ou adversários. Campanhas apaixonantes de parte à parte, mas nunca com as baixarias e artimanhas que estão sendo praticadas pelo nosso adversários atuais, comandados pelo Prefeito em parceria com o Presidente da Câmara Municipal.

Essa parceria Nova Cruz presenciou, há cerca de dois anos, quando quiseram fazer o impeachment do Ex-Prefeito Targino Pereira da Costa Neto

Com a morte de Targino, o alvo principal passou a ser eu, Cid Arruda Câmara.

Quem conhece a politica novacruzense sabe que minha candidatura, mais uma vez à Prefeitura, seria uma candidatura natural.

Quando resolvi não me candidatar muitos questionaram o porquê, já que não existia nenhum impedimento de ordem legal, como não tem até a presente data.

Quem não entendeu o porquê não saí candidato, agora está entendendo melhor.

Desde o inicio que antevi essa trama. Meu sentimento se confirmou. Logo desconfiei que a estratégia seria me tirar do páreo às vésperas das Convenções Partidárias.

Vejam vocês, mesmo não sendo candidato, ainda continuam com esse mesmo propósito. Pelo que depreendo, o objetivo agora é manchar a minha reputação e tentar que haja respingos na candidatura de minha esposa Valéria, que é o maior obstáculo para suas permanências no poder.

No entanto, eles não contavam , que mesmo não sendo candidato, eu não estaria de fora da disputa eleitoral. Surgiu a Candidatura de Valéria, minha esposa há 42 anos, uma pessoa querida pelo nosso povo, gestora competente, com passagens aprovadas em importantes secretarias, conhecedora dos problemas do município e que tem um grande amor à Nova Cruz.

Valéria está aí. A trama dessas pessoas não a atingiu e o povo de Nova Cruz dará a resposta certa. Com as Graças de Deus ela sairá vitoriosa para o bem de nossa terra. Viva Nova Cruz !..."

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Cid Arruda apresentará defesa em plenário da Câmara

 Fato ocorrerá durante sessão desta quinta feira,13. 

O ex Prefeito Cid Arruda Câmara apresentará sua defesa da prestação de contas de 2003, questão ligada ao FUNDEF, no plenário da Câmara Municipal de Nova Cruz, nesta sexta feira, 13 de agosto a partir das 20h, acompanhado de Dr. Cyrus Benavides e de outras pessoas que compõe o corpo da sua defesa. Eles irão mostrar aos vereadores que as questões sobre o FUNDEF e de forma geral as das contas de 2003 já foram aprovadas pela Câmara Municipal na 19ª Sessão Ordinária do 2° Período Legislativo, no dia 18 de dezembro de 2008, conforme certidão abaixo:

Porém o que chama atenção neste episódio é o fato da maioria dos vereadores inclusive do presidente da casa, o vereador Valdo Salu, ser da base política da atual gestão, do qual Cid Arruda é o principal opositor. Havendo a compreensão de que as questões relativas ao FUNDEF de 2003 foram aprovadas em 2008 e mesmo assim a votação for desfavorável fica evidenciada a perseguição política contra Cid Arruda, num claro objetivo de enfraquecê-lo politicamente, mesmo este não sendo mais pré-candidato a prefeito e tendo lançado inclusive a sua esposa ao pleito, mas por exercer uma oposição firme a atual gestão. “Para a população de Nova Cruz esclareço que se trata de um pedido de cassação com um julgamento meramente político, tendencioso e parcial, tendo por finalidade agradar interesses de quem deseja se manter no poder a qualquer custo, tendo que para isso: denegrir minha imagem, manchar a minha honra e desqualificar a minha biografia”, disse Cid em uma longa nota publicada nas redes sociais.

Outro fato intrigante foi o da publicação na segunda feira, 10 de agosto, da decretação de perda do mandato do vereador Thiago de Carvalho (PSD), por causa de um processo fiscal do qual se defende na justiça, ele que também é de oposição, portanto crítico ao atual prefeito da cidade, inclusive autor de várias denúncias impetradas na promotoria pública local, dentre as quais, a do possível superfaturamento na compra de máscaras contra a pandemia. “Curioso é que o Vereador Thiago Carvalho é o Relator desse meu processo e que, cassado como foi, não poderá expor aos seus colegas Vereadores seu ponto de vista sobre o referido Processo do Fundef de 2003, que ele havia analisado em profundidade. Por todos os abusos sofridos, apresento a minha solidariedade, amizade e indignação ao que fizeram com o vereador Thiago Carvalho”, afirmou Cid sobre o fato em sua nota.

Cid Arruda explicou que, antevendo essas perseguições resolveu lançar o nome de sua esposa Valéria como pré candidata a prefeita, ouvindo todos os amigos, o que foi aprovado em uma grande reunião com as presenças das lideranças do grupo ocorrida dia 14 de março “para que nosso grupo não ficasse refém dessas querelas politiqueiras e perdesse tempo para realizar as movimentações da campanha”. O nome de Valéria Arruda “recebeu uma grande aceitação no nosso grupo politico e o que é melhor, vem crescendo a cada dia pela receptividade que estamos sentindo da população e que vem incomodando o grupo que apoia o prefeito”, disse Cid.

O ex prefeito lembrou que esses mesmos que querem cassar seus direitos políticos, que cassaram o mandato do vereador Thiago de Carvalho foram os mesmos que orquestraram o fracassado impeachment contra o então prefeito Targino Pereira que acabou por agravar sua saúde: “Como parte da orquestra de sempre ganhar sem ser pelas vias da democracia, apressaram a morte do ex-prefeito Targino Pereira com a tentativa de um impeachment”, disse Cid.

Confira na íntegra a nota de Cid Arruda publicada anteriormente neste blog.

Matéria Claudio Lima.

CID ARRUDA CÂMARA: Comunicado importante!

Nessa 5ª Feira, à noite, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Nova Cruz, teremos um julgamento de suma importância e decisivo em minha vida, já que o Presidente, Senhor José Evaldo Barbosa, que vem conduzindo com inexplicável rapidez, colocou em pauta o julgamento das contas do Fundef do ano de 2003.

Importante lembrar que o Relatório Anual, Global, desse mesmo ano 2003, já foi por mim apresentado e aprovado por unanimidade de votos na 19ª Sessão Ordinária do 2° Período Legislativo, no dia 18 de dezembro de 2008.

Para a população de Nova Cruz esclareço que se trata de um pedido de cassação com um julgamento meramente político, tendencioso e parcial, tendo por finalidade agradar interesses de quem deseja se manter no poder a qualquer custo, tendo que para isso: denegrir minha imagem, manchar a minha honra e desqualificar a minha biografia.

Como Prefeito, meu comportamento foi de respeito com a instituição Câmara Municipal de Nova Cruz. Sempre participei de reuniões, audiências e anualmente compareci pessoalmente para, como é regimental, apresentar as Mensagens Anuais à essa Casa Legislativa.

Nessa 5ª Feira, mesmo estando num período de pandemia, e classificado no grupo de risco, comparecerei à Câmara Municipal em respeito ao querido povo de minha terra, para defender minha honra, bem valioso e o maior legado que quero deixar para meus filhos, netos e gerações futuras de minha família, os Arruda Câmara, que tanto contribuíram para o crescimento e evolução da nossa amada Nova Cruz.

Na história de nossa Câmara Municipal, em mais de 100 anos de existência, nenhum Prefeito jamais teve suas contas anuais reprovadas, mesmo aquelas, que por aspectos formais e técnico-administrativos, tiveram recomendações de desaprovação pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE. Como sabemos, o TCE é um órgão consultivo às casas legislativas e não têm o poder de tirar os direitos políticos de nenhum cidadão.

Como parte da orquestra de sempre ganhar sem ser pelas vias da democracia, apressaram a morte do ex-prefeito Targino Pereira com a tentativa de um impeachment.

Ontem, cometeram a maldade e injustiça de cassar o mandato do Vereador Thiago Carvalho, sem que ao menos tivesse vindo comunicação do judiciário e o não atendimento ao correto rito do processo na Câmara. Tudo feito com uma rapidez igualmente inexplicável e publicação em Edição Especial do Diário Oficial do Município. Curioso é que o Vereador Thiago Carvalho é o Relator desse meu processo e que, cassado como foi, não poderá expor aos seus colegas Vereadores seu ponto de vista sobre o referido Processo do Fundef de 2003, que ele havia analisado em profundidade.

Por todos os abusos sofridos, apresento a minha solidariedade, amizade e indignação ao que fizeram com o vereador Thiago Carvalho.

Nessa sessão tentarão com a mais afiada das facas, sangrar o meu corpo, através de uma cassação dos meus direitos políticos, fazendo com que eu meu torne inelegível.

Neste, e nos demais processos dos meus 12 anos à frente da Prefeitura Municipal de Nova Cruz, não existe nenhuma condenação criminal ou de improbidade administrativa que enseje penalização de perda dos meus direitos políticos.

Nada a temer.

Consciência tranquila.

Cid Arruda Câmara

Ex-Prefeito Municipal de Nova Cruz

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Padre Aerton Sales reabre a Igreja Matriz.

A partir desta segunda feira, 10 de agosto, a Matriz estará aberta das 9h às 17 horas para os fiéis possam entrar e fazer suas orações pessoais e pegar as fotos deixadas nos bancos. As missas com a presença dos fiéis voltarão a ser celebradas a partir do próximo domingo, dia 16.

                        (FOTOS e informações da PASCOM de Nova Cruz)

Pré Candidata Valéria Arruda:

 Conclama oposições e diz ser “abominável” as traições sofridas por Cid e Targino.


A pré-candidata a prefeita de Nova Cruz, Valeria Arruda Câmara (PSD) foi entrevistada no sábado, 08 de agosto, na Rádio Agreste FM no programa Nação Nova Cruz, apresentado por Claudio Lima e Lenilson Cunha com a participação também de Cid Arruda Câmara, em que falou sobre a atual conjuntura política da cidade, em que citou as traições políticas sofridas por Cid Arruda (seu esposo) e por Targino Pereira, promovidas por pessoas que participaram e foram beneficiadas nas gestões dos dois líderes políticos e que hoje estão aliados ao Prefeito, portanto ao poder e as considerou “abomináveis” e conclamou as oposições a marcharem juntas em torno do mesmo projeto, “o de promover a mudança administrativa diante de tantas celeumas e descasos em tantas áreas e que levam a população ao sofrimento”, disse ela.

Valéria Arruda casada com o ex-prefeito Cid Arruda Câmara teve a pré- candidatura lançada em reunião com um grande grupo de lideranças, no dia 14 de março e tendo como vice, Matheus Catolé (PSB) vereador mais votado da eleição de 2016. Em relação a atual gestão, Valéria Arruda destacou que são inúmeras as reclamações e denúncias da população sobre descasos em várias áreas, notadamente na saúde, que mostram a falta de planejamento, a falta de liderança do Prefeito, e a utilização massiva de uma mídia para promover sua gestão e tentar obscurecer os desmandos administrativos vistos constantemente.

Também Valéria Arruda conclamou a todos que fazem a oposição a atual gestão a virem se somar ao projeto da mudança em Nova Cruz, que está sendo encabeçada por ela: “Estamos abertos ao diálogo, a conversa, as portas estão abertas a todos que quiserem se somar ao nosso projeto político administrativo, que é promover a mudança, para que a população tenha uma administração com planejamento, com liderança, consultando o povo e levando a ele, os benefícios que ele necessita” disse ela.

Ela foi contundente, ao afirmar que as traições feitas a Targino Pereira e a Cid Arruda por ex correligionários que tiveram todo o apoio nas gestões dos dois e que hoje estão aliados ao poder são “abomináveis". São “verdadeiros prefeiteiros”, disse ela. Concluiu afirmando que, caso vença as eleições, “a sua gestão será formada por todos aqueles partidos e grupos políticos que se engajaram no projeto da mudança político administrativa de nosso município” e que será apresentado à população de Nova Cruz durante o período da Campanha eleitoral.

Pré candidato a vice Matheus Catolé reafirma apoio a Valéria Arruda.

O pré candidato a vice Prefeito, Matheus Catolé (PSB) foi entrevistado no ultimo sábado, 08 de agosto pelos radialistas Claudio Lima e Lenilson Cunha no programa Nação Nova Cruz na rádio Agreste FM falou de sua trajetória política, de sua atuação como vereador na Câmara Municipal durante este mandato e reafirmou seu apoio à pré-candidatura de Valéria Arruda, assim como deixou também “as portas abertas para o diálogo com os grupos políticos que também formam a oposição de Nova Cruz”, disse ele.

Matheus Catolé representa a força política da família CATOLÉ. Ele relembrou na entrevista que foi o vereador mais votado na eleição de 2016 e apresentou no programa, os vários requerimentos que seu mandato produziu durante estes 4 anos. Avaliou a atual gestão como “sem comando”, em face as constantes denúncias feitas pela população e a constatação da falta de ações mínimas em várias áreas da administração, principalmente na saúde.

PT confirma apoio a pré Valéria Arruda.

O pré candidato a vereador, Delaías Barbosa (PT) foi entrevistado no programa Nação Nova Cruz, no sábado, 08 e Agosto, pelos radialistas Lenilson Cunha e Claudio Lima, oportunidade em que relatou o posicionamento do partido em relação às eleições deste ano.

Segundo ele, o partido é oposição a atual gestão municipal e elencou os motivos: Inicialmente ele afirmou que o PT “não encontrou no grupo político do Prefeito a disposição do diálogo, ele que votou em Fátima Bezerra nas eleições de 2018 e esperávamos que haveria um tratamento de aliado. A governadora veio a Nova Cruz e em outro momento enviou representantes de pastas importantes para trazer benefícios para a capital do Agreste e para a Região e em nenhum desses momentos o prefeito esteve presente, atuação de quem é adversário da governadora”, afirmou.

Também estamos vendo os descasos, os desmandos administrativos, a falta de comando, nos mostrando que o caminho é ser oposição a esta gestão, pelos problemas que está promovendo  contra a população” afirmou Delaías.

Delaías Barbosa, filho do professor Antonio Barbosa e de longa história de luta popular afirmou que a deputada Natália Bonavides enviou para o município, recentemente, uma verba de 100 mil Reais da Deputada Natália Bonavides, porém o Prefeito até agora não tornou pública essa ação da parlamentar muito menos a sua destinação. Em breve outra verba do parlamentar Jean Paul Prates também será destinada para Nova Cruz, “mostrando que os mandatos do PT estão ajudando a população e que o atual gestor está ocultando estes fatos”, concluiu ele.

Delaías informou que o PT tem nomes em seus quadros que são pré candidatos como Professor João Maria Campos do SINTE,  João Batista do Juriti, entre tantas outras lideranças comunitárias.

Por fim, informou que o PC do B de Nova Cruz também caminha com as oposições e apóia a pré candidatura de Valéria Arruda, partido que tem nomes como Eduardo Vacsconcelos, Betinho de Conceição, Zé do Tempero, Gilson do Peixe, entre outros.

O porquê desta pressa?

  Vídeos publicados nas redes sociais mostram homens trabalhando numa rua da cidade durante a noite, para concluir um serviço que poderia ser terminado durante o dia, pois a mesma iria ser inaugurada algumas horas depois pela gestão municipal.


Qual a causa da pressa da inauguração se o serviço não havia sido concluído?